Autoavaliação e Planejamento Estratégico
Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico na Pós-Graduação da UFSC – 2023
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) realizou na terça-feira, 12/12/2023, o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico na Pós-Graduação da UFSC. O seminário foi organizado pela Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação da PROPG, composta pelos(as) professores(as) Werner Kraus Jr. – Pró-Reitor de Pós-Graduação, Rui Daniel Prediger – Superintendente de Pós-Graduação, Mara Ambrosina de Oliveira Vargas – Coordenadora do PPG em Enfermagem/CCS, Edgar Bisset Alvarez – Coordenador do PPG em Ciência da Informação/CED, Sandra Regina Salvador Ferreira – Subcoordenadora do PPG em Engenharia de Alimentos/CTC e pela técnica Maria Eduarda Fernandes – Coordenadora da CGE/PROPG.
A programação do Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico aconteceu ao longo da manhã com destaque para a discussão acerca das impressões dos(as) coordenadores(as) sobre os encontros de meio-termo realizados pelas diferentes Áreas de Avaliação da CAPES ao longo dos meses de outubro e novembro, na sede da agência em Brasília. O evento contou com um total de 148 coordenadores(as), subcoordenadores(as) e secretários(as) representando mais de 60 PPGs de todos os Centros de Ensino e Campi da UFSC.
As informações trazidas à discussão pelo(a)s coordenadores(as) contribuirão para a agenda da PROPG para o ano de 2024, tanto no apoio à consolidação dos relatórios da Avaliação Quadrienal 2021-2024, quanto na elaboração de métodos para autoavaliação permanente dos PPGs. Além disso, a ênfase da CAPES no processo de planejamento dos PPGs, também discutida no seminário, implica em oportunidade ímpar de participação dos PPGs na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029 (PDI) da UFSC, bem como todos os seus desdobramentos.
Na agenda da PROPG para 2024, serão priorizadas ações para dar suporte aos PPGs nos processos de autoavaliação e planejamento estratégico, que incluem a elaboração de documentos norteadores, a disseminação de boas práticas, a aquisição e disponibilização de softwares para avaliação das métricas dos programas, gestão de bolsas e acompanhamento dos egressos, a oferta de cursos de preenchimento do relatório na plataforma Sucupira e organização de seminários sobre temas de interesses dos PPGs (p. ex., saúde mental; efeitos da pandemia de covid-19; flutuações na demanda por ingresso; etc.).
Acesse o material do Seminário aqui: Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico – Versão 11.12 (1)
O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (https://pdi.ufsc.br/) da UFSC para o período de 2020 a 2024 foi aprovado em reunião do Conselho Universitário realizada no dia 19 de dezembro de 2019, o qual contempla a missão e visão da instituição, a política pedagógica institucional, 55 objetivos institucionais que foram desmembrados em 559 iniciativas e 332 indicadores de desempenho. Além das áreas de atuação acadêmica de ensino, pesquisa, extensão, o PDI contempla as áreas transversais de Cultura e Artes; Esporte, Saúde e Lazer; Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; Internacionalização; Interdisciplinaridade; Inclusão Social e Diversidade; e Sustentabilidade Ambiental.
A UFSC tem por missão produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida. A visão é ser uma universidade de excelência e inclusiva, com base nos seguintes valores: Acadêmica e de Qualidade, Inovadora e Empreendedora, Atuante, Inclusiva, Internacionalizada, Interdisciplinar, Livre e Responsável, Autônoma, Democrática e Plural, Dialogal, Bem Administrada e Planejada, Transparente, Ética, Saudável e Sustentável.
No que diz respeito à pós-graduação, a visão é ser uma pós-graduação de excelência, inclusiva, inovadora, interdisciplinar e internacionalizada, guiada pelos seguintes valores: excelência acadêmica, liberdade investigativa, criatividade, interdisciplinaridade, inovação, transparência, diversidade, cooperação, internacionalidade, intercultural e dialogal. Assim, a pós-graduação está em contínuo processo de expansão e aprimoramento da qualidade dos cursos ofertados, cujas vocações e potenciais acadêmicos renovam-se constantemente em novos programas com perfil multi e interdisciplinar, implementando a interação entre os programas, construindo redes de ensino e pesquisa internacionais, estimulando a atividade criativa e inovadora e respondendo à sociedade brasileira com conhecimento, serviços e soluções sustentáveis.
Dentre os objetivos institucionais do PDI 2020-2024 vinculados à pós-graduação, destacam-se: oferecer cursos de excelência; fortalecer as políticas de seleção, acesso, inclusão, permanência e êxito estudantis; ampliar a oferta de cursos de pós-graduação presenciais e a distância; promover ações de interação com os egressos; promover a inovação e o empreendedorismo na formação dos estudantes; desenvolver competências globais e interculturais; ampliar os programas de intercâmbio; fortalecer e estimular a interdisciplinaridade curricular e extracurricular; desenvolver atividades pedagógicas, acadêmicas e de acolhimento direcionadas a ações afirmativas bem como à valorização das diversidades e pessoas com deficiência; fomentar a inserção da sustentabilidade ambiental.
O mapa estratégico institucional contempla também objetivos da pós-graduação articulados à pesquisa e extensão, nomeadamente de estimular e ampliar em qualidade e quantidade a pesquisa científica; expandir, aprimorar e consolidar infraestruturas de pesquisa; aproximar a pesquisa dos vários segmentos da sociedade; incentivar a pesquisa em cultura e arte, esporte, saúde e lazer, sustentabilidade ambiental; impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a inovação e o empreendedorismo; fortalecer as relações técnico-científicas com universidades de reputação internacional; estimular a criação de projetos em laboratórios multiusuários; aprimorar e expandir as ações extensionistas; fomentar a realização de eventos científicos e ações de formação; promover práticas extensionistas voltadas para inovação e empreendedorismo e que visem a internacionalização.
Em prol do aprimoramento contínuo do Programa, o PPGCM tem se baseado no princípio da gestão estratégica desde a sua criação em 2008, buscando a melhoria da qualidade dos seus cursos de mestrado e doutorado.
O PPGCM está empenhado em realizar diagnósticos do curso que possam auxiliar no aprimoramento da infraestrutura para pesquisa, em incrementos nas estratégias de internacionalização, nucleação dos egressos e ampliação das atividades integradas com o ensino de graduação e com a sociedade.
Dessa forma, o Programa realizou um plano de metas que considera importantes:
- Ampliar a produção qualificada do Programa;
- Ampliar a infraestrutura de pesquisa;
- Agrupar projetos de pesquisa para criar colaboração interna;
- Aumentar o impacto regional para o desenvolvimento das atividades de ensino superior, pesquisa e extensão;
- Contribuir para a nucleação dos egressos;
- Incrementar estratégias de internacionalização;
- Fortalecer as políticas de seleção, inclusão, acesso e permanência estudantil;
- Promover a inovação e o empreendedorismo.
Ao longo dos 13 anos do Programa, o PPGCM tem aprofundado as estratégias de avaliação, planejamento e estabelecimento de metas. No intuito de nortear o seu planejamento estratégico, inicialmente foi realizado um diagnóstico da sua situação atual. Foram elencadas e analisadas as principais virtudes e deficiências do Programa, assim como oportunidades e ameaças. Com base nesta análise, fez-se um Planejamento Estratégico para otimizar o aproveitamento das virtudes, assim como minimizar e superar fraquezas, no intuito de melhorar a qualidade do Programa. Este processo representa um passo importante na implementação de um novo modelo de gestão mais participativa, que orientará as ações do PPGCM nos próximos anos.
PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO UFSC: https://propg.ufsc.br/propg-pro-reitoria-de-pos-graduacao-antiga/comissao-de-autoavaliacao-da-pos-graduacao/