Infraestrutura

SALAS DE AULA/COORDENAÇÃO – INTEGRAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS/UFSC) E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPEST/EBSERH)

O PPGCM conta com infraestrutura física para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, especialmente as desenvolvidas pelos grupos de pesquisa (DGP/CNPq). Considerando-se o conjunto dos laboratórios do Programa, destacamos:

  • O PPGCM conta com uma nova estrutura física integrada a um novo Bloco (Bloco H / CCS), construído especialmente para alocar os Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde/CCS (Enfermagem, Odontologia, Ciências Médicas, Farmácia, Nutrição e Saúde Pública). Além das áreas comuns (secretaria, anfiteatro, salas de aula compartilhadas, sala de videoconferência e de ensino à distância), possui um espaço específico para o PPGCM. A área comum se constitui em um espaço físico importante para a articulação interdisciplinar, potencializando o aproveitamento de área física, recursos tecnológicos e acadêmicos para o conjunto das Pós-Graduações do CCS/UFSC.O novo prédio concluído em 2013 possibilitou agilizar, modernizar e organizar os fluxos e processos de gerenciamento do PPGCM, alinhado ao Curso de Graduação em Medicina e demais cursos da área da Saúde.
  • O Programa encontra-se sediado no térreo do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HUPEST / EBSERH – HU/UFSC), onde encontra-se a sala da Coordenação do PPGCM, Secretaria, duas salas de aula/auditórios, com 20 e 40 lugares, respectivamente, e uma sala de estudos, todas equipadas com computador, retroprojetor e projetor multimídia, e uma copa para uso comum. Além disso, o Programa disponibiliza aos estudantes e docentes diversos equipamentos (projetores multimídia, notebooks, projetor de slides e impressoras, etc.).

Prof. Dr. Hans J. Markowitsch (University of Bielefeld – Germany), Pesquisador Visitante Especial (PVE – Programa Ciências Sem Fronteiras – Processo CNPq 406929/2013-0) ministrando disciplina no PPGCM em 2016.

 

Cabe destacar que o Programa assegura aos seus discentes e docentes uma ampla e diversificada rede de serviços e cenários para o desenvolvimento de atividades de ensino e serviço, com destaque para o Hospital Universitário e os serviços da rede municipal de saúde, articulados por meio da Rede Docente Assistencial, na qual são pactuadas ações e metas compartilhadas.

Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago
Campus Universitário, Rua Professora Maria Flora Pausewang, s/nº, Trindade
Florianópolis – SC – Caixa Postal 5199
CEP 88036-800 – Mapa
CNPJ 83.899.526/0004-25
Telefone/FAX: +55 (48) 3721-9100

Com 36.000m² de área construída, onde circulam cerca de 3.500 pessoas diariamente, o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HUPEST / EBSERH – HU/UFSC) funciona por meio do trabalho de docentes, profissionais de saúde, voluntários e colaboradores, bem como dos discentes de graduação e pós-graduação, bem como de médicos-residentes, os quais contribuem de forma essencial para a qualidade da assistência à saúde, da vida e do aperfeiçoamento da instituição.


LABORATÓRIOS

  • Laboratório Multiusuário de Ciências Médicas e Laboratório Avançado de Neurofisiologia  (LANEF – Bloco H/CCS/UFSC)
    • Professor responsável: Prof. Roger Walz
    • Área: 80m2
    • Equipamentos disponíveis: o laboratório possui biotério setorial com veterinário responsável, que atende aos pré-requisitos do CONCEA, ainda conta com bancadas, centrífugas, freezeres -80C, geladeiras, capela, equipamento leitor de ELISA, contador automatizado de células, microscópio Nikon, pHmetro de bancada, mesa agitadora, micrótomo, criostato semi motorizado, sistema de purificação de água, isolador de estímulo linear, banho-maria médio, agitador vortex, espaço equipado para neurocirurgias estereotáxicas em animais, sala para testes comportamentais, sala para estudos de eletroencefalograma em roedores, sala equipada para estimulação cerebral profunda em roedores, sistema de eletrofisiologia (microrregistro de 1 canal) para estudo de populações neuronais “in vitro” e “in vivo”, financiado pelo projeto Institucional CeNAp (Centro de Neurociências Aplicadas) contemplado pelo Edital CT-Infra/UFSC N. 150/2009.

Da esquerda para a direita: 1) Visita do Prof. Zuner Bortolotto (University of Bristol – UK) para implementação do sistema de eletrofisiologia in vitro (Projeto FAPESC-CONFAP-UK); 2) Prof. Roger Walz ensinando estereotaxia aos alunos de iniciação científica (PIBIC-CNPq) e pós-graduandos (PPGCM); 3) Sistema para registro eletrofisiológico de populações neuronais; 4) Parceria com engenheiros da startup catarinense “InPulse” no desenvolvimento do sistema de estimulação cerebral profunda (deep brain stimulation).

  • Sala Neurocirúrgica (HUPEST / EBSERH – HU/UFSC)
    • Professor responsável: Prof. Roger Walz
    • Área: 70m2
    • Equipamentos disponíveis: sala de neurocirurgia funcional equipada com mesa neurocirúrgica, microscópio neurocirúrgico, arco para estereotaxia (suporte para crânio tipo Mayfield), sistema para estudo eletrofisiológico de 5 canais para implantação de eletrodos para Deep Brain Stimulation, sistema de registro de multieletrodos (64 canais), radioscopia, estimulador cortical, drill pneumático (motor) e brocas, e instrumental neurocirúrgico, equipamento Benchmark XT module, financiado pelo projeto Institucional CeNAp (Centro de Neurociências Aplicadas) contemplado pelo Edital CT-Infra/UFSC N. 150/2009.
  • Laboratório de Neurofisiologia Clínica (HUPEST / EBSERH – HU/UFSC)
    • Professor responsável: Profa. Katia Lin
    • Área: 65m2
    • Equipamentos disponíveis: 2 equipamentos de vídeo-EEG reversíveis para EEG e polissonografia (Nihon-Kohden) no segundo andar do hospital, com 3 leitos em ambiente hospitalar, com banheiro individual, hall de entrada/secretaria, sala de técnicos e de emissão de laudos, próxima ao leito, contando com sistema de vídeo-EEG integrado e material de computação acessório para emissão de laudos, 1 aparelho de eletroneuromiografia (Nihon-Kohden), 1 aparelho de estimulação magnética transcraniana, 1 aparelho de eletroconvulsoterapia.

  • Laboratório de Instrumentação Biomédica – Instituto de Engenharia Biomédica (IEB/UFSC)
    • Professor responsável: Prof. Jefferson Luiz Brum Marques
    • Área: 240m2
    • Equipamentos disponíveis: osciloscópios, analisador lógico, geradores de função, fontes de alimentação, multímetros, placas de aquisição de dados, estações de solda, kits de desenvolvimento para FPGA, GPRS, DSP e microcontroladores (8051, PIC, ARM) – visando o desenvolvimento de sistemas (hardware e software) para auxiliar os profissionais da área médica no diagnóstico, na monitoração de pacientes e na investigação de patologias bem como assistir os pacientes durante o tratamento médico ou em procedimentos de reabilitação. Desenvolve ainda instrumentos para ajudar indivíduos com necessidades especiais e para avaliar o desempenho de equipamentos médico-assistenciais de acordo com as normas vigentes. Essa área utiliza conhecimentos de fisiologia, eletrônica (analógica e/ou digital), programação em linguagem de alto nível (desenvolvimento de instrumentação virtual), processamento digital de sinais, entre outros.
  • Laboratório do Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação de Vias Aéreas – NUPAIVA (HUPEST / EBSERH – HU/UFSC)
    • Professor responsável: Profa. Rosemeri Maurici da Silva
    • Área: 100m2
    • Equipamentos disponíveis: broncoscópio, equipamento endoscópico do aparelho respiratório, Espirômetro ou Prova de Função Pulmonar, pletismógrafo, sala de indução de escarro, ergoespirômetro, oscilômetro, sala para teste da caminhada.

  • Laboratório de Imunorregulação (Depto. Microbiologia, Imunologia e Parasitologia – MIP)
    • Professor Responsável: Prof. Carlos Rodrigo Zarate-Blades
    • Área: 100m2
    • Equipamentos disponíveis: O iREG estuda mecanismos de regulação da resposta imune em diferentes contextos. Atualmente, nosso trabalho está focado em duas áreas: 1- Estudo de mecanismos de regulação da resposta imune visando a descoberta de moléculas com aplicabilidade clínica; 2-Mecanismos de regulação do imuno privilégio pela microbiota comensal. Nesse contexto, os projetos em execução incluem: a) Regulação da ativação de linfócitos por células não imunes (modelo experimental); b) Relação desnutrição-microbiota-sistema imune (modelo experimental); c) Diarreias Associadas à Antibióticos (AAD) (humanos); d) Transplante de Microbiota Intestinal (humanos).Trabalhamos em colaboração com laboratórios de diferentes centros e do Hospital Universitário da nossa universidade, assim com vários outros laboratórios em diferentes instituições no Brasil. Nossos colaboradores internacionais incluem colegas no Baylor College of Medicine-BCM e nos National Institutes of Health-NIH dos Estados Unidos da América.

  • Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo (LABOX – Depto. Bioquímica – CCB)
    • Professora Responsável: Profa. Alexandra Susana Latini
    • Área: 140m2
    • Equipamentos disponíveis: Oximetria: High Resolution Respirometry – Oroboros, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – Watter, Espectofotometro que permitem o uso de tecnologia in house em: Cultura de células primárias e linhagens neurais, Cultura primária de fibroblastos, Oximetria de alta resolução, Cromatografia líquida de alta eficiência, Análises morfológicas e citoquímicas.
      O Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo (LABOX) localizado no Departamento de Bioquímica, no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina tem como missão, além de gerar o conhecimento científico, contribuir para a internacionalização da nossa universidade e criar alunos preparados para o mundo acadêmico e profissional. O LABOX conta com diversos integrantes, de diferentes níveis acadêmicos. Suas principais contribuições para a sociedade envolvem o estudo da fisiopatologia de doenças crônicas, incluindo a dor crônica, obesidade, doenças neurodegenerativas como o Parkinson, artrite reumatoide, e doenças inflamatórias intestinais, sempre buscando por novas estratégias de intervenção terapêuticas bem como de biomarcadores, com o objetivo de promover a saúde da comunidade. O LABOX trabalha com parcerias internacionais e já obteve diversos resultados que contribuíram para avanços científicos na área da saúde. Fonte: https://labox.paginas.ufsc.br/
    • Você conhece o LABOX? https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216950

Notícias da UFSC

  • Laboratório de Imunologia (Bloco H/CCS/UFSC)
    • Professor Responsávei: Profa. Tânia Silvia Fröde & Prof. Eduardo Monguilhott Dalmarco
    • Área: 100m2
    • Equipamentos disponíveis: Leitor de Elisa Organon, Estufa bacteriológica, Estufa de secagem, Microscópio ótico comum binocular com objetiva planacromática, lâmpada de halogênio 6V – pHmetro, Banho-Maria, balanças de precisão, Microcentrífuga CITOPRO, Centrífuga de baixa rotação, Agitador de tubos (vórtex), geladeira, Freezer doméstico, Deionizador, contador de células sanguíneas.
  • Laboratório Interdisciplinar para a Investigação de Doenças Raras (4 andar – HU/UFSC)
    • Professor Responsável: Prof. Fabricio de Souza Neves
    • Área: 50m2
    • Equipamentos disponíveis: 2 workstations, 1 aparelho de ultrassonografia com transdutor de alta resolução para estruturas articulares-sinoviais, 1 lupa estereomicroscópica para capilaroscopia, 1 pan-oftalmoscópio Welch-Allyn, 1 maca, 1 balança antropométrica.

  • Laboratório de Metabologia e Nutrologia da UFSC – MENULab (Depto. Pediatria / CCS / UFSC)
    • Professor Responsável: Prof. Maria Marlene de Souza Pires (DP do PPGCM)
    • Área: 100 m2
    • Equipamentos disponíveis: O desenvolvimento de pesquisas ocorre pela orientação de alunos do curso de medicina, residentes e pediatras e outros profissionais da saúde participantes do programa de Mestrado / Doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina. São desenvolvidas linhas de pesquisa nas seguintes áreas: alergia alimentar, fibrose cística, obesidade, prevenção de doenças crônicas do adulto, qualidade de vida em doenças crônicas, suporte nutricional enteral e parenteral, suporte nutricional do paciente crítico incluídas no grupo de pesquisa do CNPq “Prevenção na Infância e Adolescência das Doenças do Adulto.
      Fonte: https://menulab.ufsc.br/area-de-atuacao/
  • Laboratório do Núcleo de Pesquisa TOCE (Cirurgia experimental – HU/UFSC)
    • Professor Responsável: Departamento de Clínica Cirúrgica
    • Área: 200 m2
    • Equipamentos disponíveis: sala de cirurgia, recuperação pós-anestésica e biotério, 01 suíte de hemodinâmica, laboratório vascular (Ecocolordoppler), bancada de testes de fadiga em ligas metálicas e polímeros.
  • Laboratório de Citologia Clínica (CCS/UFSC) 
    • Professor Responsável: Prof. Alexandre Sherlley Onofre (DC do PPGCM)
    • Área: 150 m2
    • Equipamentos disponíveis: Agitador Fisatom; Balança Gehaka BG400; Banho Marias; Citocentrífuga citospin; Centrífuga; Centrífuga Microhematócrito; 10 Contadores diferencial; Destilador; Estufas; Microcentrífuga; 4 Microscópios ópticos; Microscópio Olympus BX41 para 5 observadores; Microscópio Olympus CH20; 14 Microscópios Olympus CX21; Microscópio Olympus CX40; Microscópio Olympus CX41; Phmetro portátil; Máquina de coloração para Feulgen Tharmac; Citocentrífuga Tharmac; Citometria de Imagem de DNA Motic.

  • Laboratório de Neuropatologia (HU/UFSC)
    • Professor Responsável: Prof. Jean Costa Nunes (Egresso do PPGCM)
    • Área: 100 m2
    • Equipamentos disponíveis: microscópio Nikon, equipamento de BenchMark (Roche), imunohistoquimica – Bench, micrótomo motorizado de rotação, criostato, pHmetro, mesa agitadora, central de Inclusão. Implementado o Sistema de neurofisiologia experimental (Valor R$ 950.000,00).

BIOTÉRIOS

  • O Biotério Central da Universidade Federal de Santa Catarina instalou-se em 1977 como órgão vinculado ao Centro de Ciências Biológicas, tendo como função reproduzir e manter animais de laboratório destinados ao Ensino e Pesquisa na Instituição. O Biotério Central compreende uma área física de aproximadamente 1.750m², é do tipo criação, produção e manutenção de padrão convencional. Localiza-se no Campus Universitário – Setor F – bairro Trindade, cidade de Florianópolis. O Biotério possui Certificado e Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/SC sob nº 2353/J e Registro no Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, sob nº 13/1998, tendo por meta produzir agentes biológicos de qualidade, atendendo a comunidade universitária nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Do Biotério Central a maioria dos animais são distribuídos para os Biotérios setoriais. As principais linhagens utilizadas nos modelos experimentais são cães, coelhos, cobaias, ratos e camundongos. Além disso, a infraestrutura dos Biotérios (Central e Setorial) estão de acordo com os padrões exigidos pelos Comites de ética no uso de animais, ou seja são climatizados com ciclo claro/escuro de 12 horas, além de temperatura ambiente 25oC. Algumas das linhagens também são adquiridas por outros Biotérios como o da USP, o qual são linhagens especiais, ou seja camundongos Knockout. É importante ressaltar que todos os projetos envolvendo experimentação necessariamente passam pelo crivo de uma comissão de ética instalada na UFSC.

RECURSOS DE INFORMÁTICA 

O Laboratório de Informática do CCS disponibiliza 20 estações de computadores para estudantes de pós-graduação e graduação e o Laboratório de Informática da Biblioteca Central, com no qual o corpo docente e discente tem acesso em todos os períodos (matutino, vespertino e noturno), inclusive finais de semana. Todos os laboratórios estão conectados a rede internet rápida, permitindo amplo acesso às bases de dados diversas de acesso gratuito a textos completos, inclusive o Portal Periódicos/CAPES. Uma estrutura de rede interna de informática articula as secretarias do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação (CAPG), bem como as demais salas do Programa, sendo que cada uma delas conta com no mínimo uma estação de trabalho conectadas a rede interna e a internet.

O PPGCM também conta com uma Sala de Videoconferência (Sala RUTE), onde são desenvolvidas teleconferências e web conferências para reuniões de pesquisadores, bancas ou outras atividades acadêmicas.


BIBLIOTECAS

A UFSC mantém uma Biblioteca Central com 9.134m2 e sete bibliotecas Setoriais, com acesso dos usuários a um sistema computadorizado. O Programa tem acesso à Base de Periódicos CAPES e outras bases Internacionais, procurando, assim, oferecer ao corpo docente e discente, um acervo significativo e atualizado. Demais acervos de áreas correlatas estão disponíveis, graças aos recursos gerais alocados na Biblioteca Central, bem como também oriundos de outros cursos de Pós-Graduação da UFSC.

  • Biblioteca da UFSC possui o maior e melhor acervo do Estado de Santa Catarina, um dos melhores do país e está disponível sem restrições de acesso.
  • Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde – Medicina UFSC – o PPGC conta ainda com uma biblioteca setorial localizada no térreo do (HUPEST / EBSERH – HU/UFSC), com área de atuação em saúde, oferecendo diversos serviços de utilidade à comunidade docente e discente do programa. E-mail:  bsccsm@contato.ufsc.br; Fone: (48)  3721-9155 / 3721-9088.