Normalização de Trabalhos e Entrega na BU

1) Para obter informações sobre normalização de trabalhos, acesse o site da Biblioteca Universitária e procure por “Normalização”. Ou tente o link direto para a página de “Normalização de Trabalhos Acadêmicos”. A Biblioteca também possui um canal no YouTube com vídeos e cursos sobre diversos temas, entre eles o de Normalização.

2) Para obter informações sobre os procedimentos para entrega do trabalho na BU/UFSC, acesse a página sobre “Depósito Legal de Teses e Dissertações“.

Resumo dos procedimentos para depósito (reforçamos a importância de se manterem atualizados pelo site da BU/UFSC):

Conforme a Resolução Normativa Nº 46/2019/CPG, a partir de 1º de agosto de 2019 a entrega dos trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado será exclusivamente em formato digital (PDF/A), no tamanho A4 e com as assinaturas digitais do Orientador e do Coordenador do Curso de Pós-Graduação.

Capacitação da BU/UFSC sobre o depósito (11/08/2020): Procedimentos para entrega de TCCs ME e DO

Procedimentos para o depósito: Regras para entrega dos trabalhos na BU (alunos)

Templates no formato A4 (.doc e .odt): http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/#ted

Certificado digital e inclusão da assinatura digital (para orientadores e coordenadores):
Tutorial Recomendado (*atualizado em 29/10/19)
Tutorial Alternativo (*atualizado em 29/10/19)

Outros tutoriais para inclusão da assinatura digital (para orientadores e coordenadores):
MAC: Tutorial-MAC-certificado-ICPEdu
Atualização da imagem: Tutorial_para_atualizar_a_imagem_da_AssinaturaDigital

Atraso da entrega:
Ofício nº 67/2019/PROPG – Submissão e prazos para depósito

Observações:
Os erros mais comuns que estão gerando indeferimento, em ordem de ocorrência, são:
1º) O arquivo não estar no padrão PDF/A (padrão criado para arquivamento de longo prazo e estabelecido na RN). Solicitamos especial atenção dos professores ao item 1.2.a do manual de certificado digital. O recurso “Habilitar Edição” no PDF/A o devolve a condição de PDF, portanto não deve ser habilitado.
2º) As assinaturas não estarem válidas. É importante orientar os alunos para que não modifiquem o documento após estar assinado. Caso procedam com qualquer modificação, as assinaturas são automaticamente quebradas/invalidadas, e o processo precisa ser refeito. Ainda sobre as assinaturas, alguns professores não estão seguindo o manual e estão criando assinaturas através do próprio programa Adobe Acrobat Reader, isso significa que eles são as entidades certificadoras das próprias assinaturas. As certificações devem ser geradas por entidades reconhecidas: ICPEdu ou ICP-Brasil.
3º) Os alunos modificarem a capa padrão disponibilizada no Template, seja apagando o logo da UFSC, seja inserindo imagens.