Autoavaliação e Planejamento Estratégico

 Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico na Pós-Graduação da UFSC – 2023

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) realizou na terça-feira, 12/12/2023, o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico na Pós-Graduação da UFSC. O seminário foi organizado pela Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação da PROPG, composta pelos(as) professores(as) Werner Kraus Jr. – Pró-Reitor de Pós-Graduação, Rui Daniel Prediger – Superintendente de Pós-Graduação, Mara Ambrosina de Oliveira Vargas – Coordenadora do PPG em Enfermagem/CCS, Edgar Bisset Alvarez – Coordenador do PPG em Ciência da Informação/CED, Sandra Regina Salvador Ferreira – Subcoordenadora do PPG em Engenharia de Alimentos/CTC e pela técnica Maria Eduarda Fernandes – Coordenadora da CGE/PROPG.

A programação do Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico aconteceu ao longo da manhã com destaque para a discussão acerca das impressões dos(as) coordenadores(as) sobre os encontros de meio-termo realizados pelas diferentes Áreas de Avaliação da CAPES ao longo dos meses de outubro e novembro, na sede da agência em Brasília. O evento contou com um total de 148 coordenadores(as), subcoordenadores(as) e secretários(as) representando mais de 60 PPGs de todos os Centros de Ensino e Campi da UFSC.

As informações trazidas à discussão pelo(a)s coordenadores(as) contribuirão para a agenda da PROPG para o ano de 2024, tanto no apoio à consolidação dos relatórios da Avaliação Quadrienal 2021-2024, quanto na elaboração de métodos para autoavaliação permanente dos PPGs. Além disso, a ênfase da CAPES no processo de planejamento dos PPGs, também discutida no seminário, implica em oportunidade ímpar de participação dos PPGs na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029 (PDI) da UFSC, bem como todos os seus desdobramentos.

Na agenda da PROPG para 2024, serão priorizadas ações para dar suporte aos PPGs nos processos de autoavaliação e planejamento estratégico, que incluem a elaboração de documentos norteadores, a disseminação de boas práticas, a aquisição e disponibilização de softwares para avaliação das métricas dos programas, gestão de bolsas e acompanhamento dos egressos, a oferta de cursos de preenchimento do relatório na plataforma Sucupira e organização de seminários sobre temas de interesses dos PPGs (p. ex., saúde mental; efeitos da pandemia de covid-19; flutuações na demanda por ingresso; etc.).

Acesse o material do Seminário aqui: Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico – Versão 11.12 (1)


O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (https://pdi.ufsc.br/) da UFSC para o período de 2020 a 2024 foi aprovado em reunião do Conselho Universitário realizada no dia 19 de dezembro de 2019, o qual contempla a missão e visão da instituição, a política pedagógica institucional, 55 objetivos institucionais que foram desmembrados em 559 iniciativas e 332 indicadores de desempenho. Além das áreas de atuação acadêmica de ensino, pesquisa, extensão, o PDI contempla as áreas transversais de Cultura e Artes; Esporte, Saúde e Lazer; Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo; Internacionalização; Interdisciplinaridade; Inclusão Social e Diversidade; e Sustentabilidade Ambiental.

A UFSC tem por missão produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida. A visão é ser uma universidade de excelência e inclusiva, com base nos seguintes valores: Acadêmica e de Qualidade, Inovadora e Empreendedora, Atuante, Inclusiva, Internacionalizada, Interdisciplinar, Livre e Responsável, Autônoma, Democrática e Plural, Dialogal, Bem Administrada e Planejada, Transparente, Ética, Saudável e Sustentável.

No que diz respeito à pós-graduação, a visão é ser uma pós-graduação de excelência, inclusiva, inovadora, interdisciplinar e internacionalizada, guiada pelos seguintes valores: excelência acadêmica, liberdade investigativa, criatividade, interdisciplinaridade, inovação, transparência, diversidade, cooperação, internacionalidade, intercultural e dialogal. Assim, a pós-graduação está em contínuo processo de expansão e aprimoramento da qualidade dos cursos ofertados, cujas vocações e potenciais acadêmicos renovam-se constantemente em novos programas com perfil multi e interdisciplinar, implementando a interação entre os programas, construindo redes de ensino e pesquisa internacionais, estimulando a atividade criativa e inovadora e respondendo à sociedade brasileira com conhecimento, serviços e soluções sustentáveis.

Dentre os objetivos institucionais do PDI 2020-2024 vinculados à pós-graduação, destacam-se: oferecer cursos de excelência; fortalecer as políticas de seleção, acesso, inclusão, permanência e êxito estudantis; ampliar a oferta de cursos de pós-graduação presenciais e a distância; promover ações de interação com os egressos; promover a inovação e o empreendedorismo na formação dos estudantes; desenvolver competências globais e interculturais; ampliar os programas de intercâmbio; fortalecer e estimular a interdisciplinaridade curricular e extracurricular; desenvolver atividades pedagógicas, acadêmicas e de acolhimento direcionadas a ações afirmativas bem como à valorização das diversidades e pessoas com deficiência; fomentar a inserção da sustentabilidade ambiental.

O mapa estratégico institucional contempla também objetivos da pós-graduação articulados à pesquisa e extensão, nomeadamente de estimular e ampliar em qualidade e quantidade a pesquisa científica; expandir, aprimorar e consolidar infraestruturas de pesquisa; aproximar a pesquisa dos vários segmentos da sociedade; incentivar a pesquisa em cultura e arte, esporte, saúde e lazer, sustentabilidade ambiental; impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a inovação e o empreendedorismo; fortalecer as relações técnico-científicas com universidades de reputação internacional; estimular a criação de projetos em laboratórios multiusuários; aprimorar e expandir as ações extensionistas; fomentar a realização de eventos científicos e ações de formação; promover práticas extensionistas voltadas para inovação e empreendedorismo e que visem a internacionalização.

Em prol do aprimoramento contínuo do Programa, o PPGCM tem se baseado no princípio da gestão estratégica desde a sua criação em 2008, buscando a melhoria da qualidade dos seus cursos de mestrado e doutorado.

O PPGCM está empenhado em realizar diagnósticos do curso que possam auxiliar no aprimoramento da infraestrutura para pesquisa, em incrementos nas estratégias de internacionalização, nucleação dos egressos e ampliação das atividades integradas com o ensino de graduação e com a sociedade.

Dessa forma, o Programa realizou um plano de metas que considera importantes:

  1. Ampliar a produção qualificada do Programa;
  2. Ampliar a infraestrutura de pesquisa;
  3. Agrupar projetos de pesquisa para criar colaboração interna;
  4. Aumentar o impacto regional para o desenvolvimento das atividades de ensino superior, pesquisa e extensão;
  5. Contribuir para a nucleação dos egressos;
  6. Incrementar estratégias de internacionalização;
  7. Fortalecer as políticas de seleção, inclusão, acesso e permanência estudantil;
  8. Promover a inovação e o empreendedorismo.

Ao longo dos 13 anos do Programa, o PPGCM tem aprofundado as estratégias de avaliação, planejamento e estabelecimento de metas. No intuito de nortear o seu planejamento estratégico, inicialmente foi realizado um diagnóstico da sua situação atual. Foram elencadas e analisadas as principais virtudes e deficiências do Programa, assim como oportunidades e ameaças. Com base nesta análise, fez-se um Planejamento Estratégico para otimizar o aproveitamento das virtudes, assim como minimizar e superar fraquezas, no intuito de melhorar a qualidade do Programa. Este processo representa um passo importante na implementação de um novo modelo de gestão mais participativa, que orientará as ações do PPGCM nos próximos anos.