Internacionalização


“Internacionalização: discentes do PPGCM no exterior – 2023-2024

As discentes Adriana Boschi Moreira (orientada pela Profa. Katia Lin) e Naarai Camboim Bezerra (orientada pelo Prof. Jefferson Luiz Brum Marques) foram contempladas com uma bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES).

As discentes estão colaborando com cientistas do Reino Unido (Adriana) e Holanda (Naarai).
Na foto: Adriana está no Royal Hallamshire Hospital, em Sheffield, sob a supervisão do Prof. Markus Reuber e da Equipe de Psicoterapia da Neurologia. A discente conduz pesquisas sobre o manejo do transtorno neurológico funcional (crises funcionais). A Profa. Katia Lin e a aluna compartilharam suas experiências no Livro “FND Stories: Personal and Professional Experiences of Functional Neurological Disorder“, editado pelo Prof. Markus Reuber e colegas, publicado em 18 de janeiro de 2024.”

Prof. Dr. Guilherme Loureiro Fialho retornou do seu estágio pós-doutoral na Harvard Medical School em fevereiro de 2023, onde trabalhou com grandes nomes da cardiologia e epileptologia

O Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) do HU-UFSC, Dr. Guilherme Loureiro Fialho, retornou em fevereiro deste ano do seu estágio pós-doutoral de 6 meses na Universidade de Harvard em Boston, Estados Unidos, onde teve a oportunidade de interagir com o cardiologista e professor da Harvard Medical School, Dr. Richard Verrier e com os neurologistas Dr. Steven Schachter e Dra. Trudy Pang, dentre outros. Esse contato proporcionou avanços na área de neuro-cardiologia e aprofundamento do conceito do “Epileptic Heart” desenvolvido pelos colegas da Harvard usando alguns critérios e conceitos desenvolvidos pelo Dr. Guilherme e outros integrantes do PPGCM, como os professores Dra. Katia Lin, Dr. Roger Walz e Dr. Peter Wolf. O Dr. Guilherme ainda teve a oportunidade de acompanhar e colaborar com o Dr. Andre d´Avila, cardiologista na área de eletrofisiologia e atual chefe do departamento de eletrofisiologia do Beth Israel Deaconess Hospital, hospital filiado a Harvard, onde avaliou a heterogeneidade elétrica do coração em pacientes com fibrilação atrial.

 Dr. Richard Verrier (EUA) & Dr. Guilherme Fialho (Brasil)

Dr. Guilherme Fialho (Brasil) & Dr. André d’Ávila


Danish-Brazilian cooperation on development of wearable healthcare technologies

Agosto/2022

Como parte do Projeto “DANISH-BRAZILIAN COOPERATION ON DEVELOPMENT OF WEARABLE HEALTHCARE TECHNOLOGIES”, projeto conjunto que integra as equipes de Neurologia do HU/UFSC-EBSERH e a equipe de Neurofisiologia Clínica da Filadelfia-Epilepsihospitalet/Danish Epilepsy Centre, Dianalund Aarhus Universitet (Dinamarca), Prof. Dr. Roger Walz (PPGCM/CCS/UFSC) e o aluno de Doutorado Hiago Murilo de Melo (Pesquisador e Doutorando no Laboratório de Neurofisiologia Experimental (PPGNeuro/UFSC), encontram-se em visita técnica por 2 semanas, neste mês de agosto/2022, no Serviço de Neurofisiologia Clínica da Filadelfia-Epilepsihospitalet, Dianalund (Dinamarca), chefiada pelo Prof. Dr. Sándor Beniczky, quando compartilharão dados para a elaboração de publicações científicas em conjunto e farão reuniões com médicos e engenheiros deste projeto. O projeto, que visa o intercâmbio científico entre essas entidades e a inovação em tecnologias de saúde, é financiado pela Danish Agency for Higher Education and Science (2021-2023) e fazem parte do projeto ainda os professores: Prof. Dr. Guido Rubboli, Profa. Dra. Katia Lin (PPGCM/CCS/UFSC) e Prof. Dr. Jefferson Luiz Brum Marques (PPGCM/CCS/UFSC).


Webinar internacional com o professor Guilherme Loureiro Fialho
Dezembro/2020
Prof. Guilherme Loureiro Fialho, egresso do PPGCM e atual Jovem Docente Permanente do nosso programa, proferirá Webinar internacional, a convite da Istanbul Health Sciences University no dia 19 de dezembro de 2020, quando abordará o tema: “The cardiovascular continuum and the epileptic heart” – tema de sua tese de Doutorado defendida em 2018.


Prof. Leonardo de Lucca Schiavon, do PPGCM, acaba de ser nomeado “Coordenador do Grupo de Interesse em Cirrose” da Asociación Latinoamericana para el Estudio del Hígado (ALEH) – mandato 2020-2022
Novembro/2020
A Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado (Aleh) foi fundada em São Paulo em 1968, sob a liderança do professor Silvano Raia, que inicialmente pensou em uma sociedade na América do Sul, com a participação de Argentina, Brasil, Chile e Venezuela. Embora estes países continuam a ter grande importância na organização da sociedade, houve uma expansão significativa dos países membros agora envolvendo vários países da América do Sul e América Central, com destaque para o México. O órgão oficial de divulgação ALEH é o Annals of Hepatology. Fonte: https://alehlatam.org/en/


LABOX/UFSC e equipe clínica da Universidad de Chile desenvolvem projeto de pesquisa relacionado a um melhor entendimento da doença COVID-19
Outubro/2020
O Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo (LABOX/UFSC) coordenado pela Profa. Dra. Alexandra Latini e a equipe clínica coordenada pelo Prof. Dr. Ramiro Zepeda da Universidade de Chile foram aprovados pela agência chilena ANID (Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo – aproximadamente $ 100.000,00) para desenvolver um projeto de pesquisa relacionado com o melhor entendimento da progressão e sequelas da infecção viral COVID-19.
O projeto com o título Marcadores metabólicos de prognóstico de severidade em pacientes afetados por COVID-19 tem o intuito de validar um perfil de marcadores clínicos e bioquímicos baseados na função metabólica como ferramenta quantificável do curso da doença. Entendemos que isto permitirá diminuir a taxa de mortalidade associada ao COVID-19, além de otimizar os recursos do sistema público de saúde. O projeto envolve pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas e em Bioquímica.


Guidelines Task Force & Commission on Surgical Therapies – International League Against Epilepsy
2017-2022
Inserção nacional e internacional da Profa. Dra. Katia Lin em comissões ad hocGuidelines task force & Commission on Surgical Therapies da ILAE  – órgão máximo da epileptologia mundial (Mandato: 2017-2021), além de pertencer à Diretoria da Liga Brasileira de Epilepsia – LBE (Mandato: 2020-2022) e à comissão de educação médica responsável pela elaboração e administração da prova de título de especialista em Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia – ABN (Mandato: 2018-2022), fruto de diversas publicações resultantes de estudos multicêntricos, internacionais.
Fonte: https://www.ilae.org/about-ilae/committees-task-forces-and-advisory-commissions/guidelines-task-force


Docente do PPGCM atua como cientista visitante no Green Lab UCLA/VA Greater em Los Angeles, Estados Unidos
Julho/2019-Março/2020
Entre julho de 2019 e março de 2020, o Prof. Marcelo L. Schwarzbold, do Departamento de Clínica Médica e Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da UFSC, atuou como cientista visitante no laboratório do Prof. Michael F. Green (greenlab.dgsom.ucla.edu), em Los Angeles, Estados Unidos. O laboratório é vinculado ao Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais da Universidade da California, Los Angeles (UCLA) e Centro Clínico, Educacional e de Pesquisa VISN 22 do Departamento de Assuntos de Veteranos. Durante esse período, o Prof. Marcelo teve a oportunidade de realizar treinamento e pesquisa com ênfase em cognição social, funcionalidade e autoestigma em transtornos psicóticos. O programa se deu através de afastamento de longa duração para qualificação pela UFSC.


[e-Book] Obesity and diabetes: implications for brain immunometabolism
Março/2020
Divulgamos o e-Book a seguir, resultado de umas das atividades relacionadas com o PRINT. Está conformado por excelentes trabalhos científicos de pesquisadores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Bioquímica e Farmacologia.
Obesity and diabetes: implications for brain immunometabolism
Topic Editors:
Joana M. Gaspar, Federal University of Santa Catarina, Brazil
Alexandra Latini, Federal University of Santa Catarina, Brazil
Sebastien Talbot, Université de Montréal, Canada
Citation: Gaspar, J. M., Latini, A., Talbot, S., eds. (2020). Obesity and Diabetes: Implications for Brain-Immunometabolism. Lausanne: Frontiers Media SA. doi: 10.3389/978-2-88963-585-6


Mais um evento científico PrInt-CAPES promovido pelo PPGCM
Fevereiro/2020
Evento promovido pela nossa pós-graduação com eminentes professores dos EUA e Canadá com os quais estamos em colaboração científica. Estão todos convidados! Inscrições gratuitas e no local!
Mais informações em: https://oficinalabox2019.paginas.ufsc.br 


III American Workshop of LABOX on Mitochondrial Physiology and Dynamics – Transmission Electron Microscopy School & Scientific Symposium on Mytochondrial Biology
Novembro/2019
The field of mitochondrial biology and medicine is in rapid growth, and it is our intention to capture this momentum and excitement with a school and a symposium focused on mitochondrial physiology, dynamics.
Mitochondrial functions are linked to surprisingly dynamic behavior, as mitochondria adapt and respond to a plethora of cellular needs. Given that mitochondrial dysfunction is associated with a variety of chronic diseases, including neurological and neurodegenerative processes, as well as cancer and metabolic disorders that induce brain toxicity, there is an urgent need to understand how mitochondrial events are orchestrated and integrated within brain cells. This course and symposium on Mitochondrial Physiology and Dynamics aims to bring leading researchers who study mitochondrial function, regulation and mechanism together to build a complete picture of mitochondria as a platform to integrate signaling pathways and cellular processes in physiology and disease, such as cell survival, apoptosis, redox control, calcium homeostasis and metabolic and biosynthetic pathways.
The development of this school and symposium will also give the possibility for researchers from South America committed to the study of mitochondrial physiology and dynamics to establish and strengthen international collaborations. These scientific interactions and future collaborative activities, with the objectives of understanding the physiopathology of neurological / neurodegenerative diseases, will increase the quality of publications, prepare high quality human resources, and establish an international neuroscience network among South American researchers who are not geographically favored to participate actively in meetings in North America. In this context, this would be the first direct interaction between many of the participating researchers with groups from Argentina, Chile and Brazil who are leading this proposal. We believe that this specific activity will also stimulate the transfer of knowledge and eventually of technology to ensure that scientific and technological developments are accessible to a wider range of researchers.
More information at: http://oficinalabox2019.paginas.ufsc.br
Supported by: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), Programa de Pós-graduação em Bioquímica (PPGBQA) e Academia Brasileira de Neurologia (ABN).


Professor e pesquisador-sênior em sua 12a visita ao PPGCM
Setembro/2019
Mais uma vez o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da (PPGCM) UFSC e o Serviço de Neurologia do HU/UFSC promovem a vinda do Prof. Dr. Peter Wolf em sua 12a visita a Florianópolis! Serão semanas intensas com diversos seminários, discussões de casos clínicos, palestras, discussões à beira do leito, atendimento ambulatorial com um dos maiores especialistas mundiais em epilepsia e reuniões de projetos de pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação da UFSC, médicos-residentes, e diversos especialistas.
Prof. Dr. PETER WOLF, PhD é professor e pesquisador-sênior de FILADELFIA – Epilepsihospitalet, Dianalund, Denmark. É nosso professor-visitante pelo CNPq/Ciência sem Fronteiras, vinculado ao Serviço de Neurologia – Departamento de Clínica Médica, UFSC & Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM-UFSC) desde 2014 (Special visiting researcher – Fellowship in Brazil – Science Without Borders Program – Project MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs), em sua 12a visita a Florianópolis, SC, Brasil.
Renomado pesquisador na área da epileptologia mundial, premiado mundialmente, pioneiro e diretor por 20 anos do programa de cirurgia de epilepsia alemão (Bethel-Bielefeld), foi por diversas vezes presidente da Liga Internacional contra a Epilepsia (ILAE), órgão máximo da epileptologia mundial, e autor da classificação das crises e síndromes epilépticas.


Docentes do PPGCM são convidados a participar de evento internacional em epilepsia em Radeberg, Alemanha
Setembro/2019
Os professores e neurocientistas Roger Walz (H-index = 42) e Katia Lin (H-index = 19) foram os dois únicos brasileiros convidados a palestrar no “Kleinwachauer – Epilepsie-Symposium” que ocorreu em 13 de abril de 2019, em Radeberg, Alemanha. Prof. Roger Walz ministrou palestra sobre “Hippocampal sclerosis and epilepsy” e a Prof. Katia Lin “Drug-resistant epilepsies“, que teve como outros destaques, palestrantes como Prof. Sándor Beniczky (Dinamarca), Prof. Thomas Mayer (Alemanha), Prof. Matthias Koepp (Inglaterra), Prof. Yushi Inoue (Japão) e Prof. Peter Wolf (Dinamarca).

 


Professor premiado internacionalmente na área de Neuroimunologia é professor-visitante convidado pelo PPGCM
Agosto/2019
O Prof. Dr. Sebastien Talbot da Universidade de Montreal, Canadá (www.talbotlab.com) visitou a UFSC para participar do I° Ciclo de Seminários Internacionais dos PPGs Bioquímica, Ciências Médicas e Farmacologia.
O Prof. Talbot permanecerá na UFSC até 03/09/2019 dialogando com pós-graduandos e profissionais do Hospital Universitário (HU/UFSC) com o intuito de fortalecer a colaboração científica estabelecida através do Programa CAPES/PrInt. O Prof. Talbot é Coordenador no Canadá de um subprojeto deste programa.

Da esquerda para a direita: Prof. Fabricio de Souza Neves (vice-diretor do CCS/UFSC), Prof. Alexandra Latini (subcoordenadora do PPG-BQA), Prof. Sebastien Talbot (Universidade de Montreal, Canadá), Prof. Katia Lin (coordenadora do PPGCM), Prof. Rui Daniel Prediger (coordenador do PPG-Farmacologia).


Clinical Research Fellow – Imperial College London
Junho/2019
Em junho de 2019, o Dr. José Tavares, do Departamento de Clínica Cirúrgica e Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da UFSC, participou de Clinical Research Fellow no Imperial College London, sob a supervisão do Prof. Hansel, com ênfase no estudo de novas metodologias de coleta não invasiva da mucosa respiratória. O estágio envolveu a capacitação em técnicas avançadas de laboratório — metodologias de coleta, processamento e análise de biomarcadores — e, notadamente, a condução de um estudo pioneiro com matriz sintética absortiva para coleta de elementos moleculares expelidos na tosse induzida (Coughsorption). Como membro temporário da equipe do Prof. Trevor, o Dr. José Tavares visitou o núcleo de estudos em DPOC da Nuffield Department of Medicine — Oxford, e participou de reunião científica sob o comando da Profa. Mona Bafadhel. Além disso, visitou o Centro de estudos para imunobiológicos do laboratório da AstraZeneca em Cambridge (sucursal Medimune) onde teve a oportunidade de participar de reunião científica com foco na análise cinética da IL-33 diante de estímulos da mucosa nasal.


Prof. Eleonora D’Orsi realiza estágio Pós-Doutoral na Oxford Brookes University, UK

Quem Somos | Healthy Urban Mobility

Dezembro/2018 a Dezembro/2019

Profa. Eleonora D’Orsi realiza estágio Pós-Doutoral na Oxford Brookes University com Dr. Tim Jones, UK Principal Investigator, entre 05/12/2018 e 04/12/2019. Projeto internacional multicêntrico: Healthy Urban Mobility (HUM-MUS – https://www.hum-mus.org/ ) – Financiamento: ESRC, FAP-DF and Newton Fund. Grant number ES/N01314X/1. Além disso, a Professora Eleonora D’Orsi é Bernard Lown Scholar in Cardiovascular Health, Department of Global Health and Population, Harvard T.H. Chan School of Public Health (https://www.hsph.harvard.edu/profile/eleonora-dorsi/) . Coordenadora do estudo Epifloripa Idoso, que acompanha as condições de vida e saúde de uma coorte de idosos residentes em Florianópolis desde 2008, atualmente na terceira onda (epifloripa.paginas.ufsc.br). Membro do Observatório COVID-19 BR (https://covid19br.github.io/).


32nd International Epilepsy Congress – 2-6 de setembro de 2017, Barcelona, Espanha – International League Against Epilepsy
Setembro/2017
Em 2-6 de setembro de 2017, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas compareceu em peso no 32nd International Epilepsy Congress, Barcelona, Espanha, com a apresentação de 11 pôsteres do grupo de Neurologia/Neurofisiologia Clínica do programa (incluindo alunos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), e teve um pôster premiado como “Best abstract contribution” do aluno de Mestrado Dr. Adaucto Wanderley da Nóbrega Junior (Neuronal autoantibodies are infrequently associated with mesial temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis) e uma apresentação/plataforma oral da Profa. Dra. Katia Lin (Meaningful improvement in quality of life after temporal lobe epilepsy surgery: a prospective study with Brazilian patients).


Mobilidade “incoming” docente – Programa Escala Docente
Agosto/2017
O PPGCM tem o prazer de receber o Prof. Nestor Banfi da Universidad Nacional de Rosario, Rosario, Argentina, em um programa de intercâmbio docente, que ficará conosco nos próximos 15 dias durante os quais proferirá palestras abertas a toda comunidade universitária e corpo clínico do HU/UFSC.
O PPGCM e o Serviço de Neurologia HU/UFSC considera a internacionalização dos seus programas (graduação, residência médica e pós-graduação) essenciais para troca de experiências e crescimento em um mundo globalizado como hoje.
Programa de Mobilidade Acadêmica Escala Docente, promovido pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), formada por universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai é um programa recíproco de mobilidade acadêmica de professores que envolve as mais diversas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Seus objetivos são o fortalecimento e a consolidação de recursos humanos, a pesquisa científica e tecnológica, a formação contínua e a interação de seus membros com a sociedade.


Professor Dr. Roger Walz realiza estágio Pós-Doutoral no Australian Health and Medical Research Institute (SAHMRI) em Adelaide, Austrália

Maio/2017

O Prof. Dr. Roger Walz realizou visita ao laboratório do Professor Julio Licínio, coordenador de área “Brain and Mind” do Australian Health and Medical Research Institute (SAHMRI) em Adelaide. Durante o período fez contatos para colaborações científicas com pesquisadores do SAHMRI. Houve a participação nas atividades de discussão de resultados e artigos científicos (clube de revista) e a apresentação de um seminário para o grupo de pesquisadores.

Durante o período foram realizadas visitas de curta duração ao Center for epilepsy Surgery em Sydney (Westmead Hospital), dirigido pelo Prof. Andrew Bleasel e ao Center for Epilepsy Surgery do Mater Centre em Brisbane (Diretor Dr. Dionisio Sasha). Foram fechadas parcerias nas áreas de cirurgia de epilepsia, trauma craniano e neurociências.


Professor-visitante do PPGCM e pesquisador-sênior em visita ao PPGCM
Novembro/2016
O PPGCM solicita ampla divulgação dos DOIS eventos abaixo com a ilustre presença do Prof. Dr. Hans J. Markowitsch, PhD, University of Bielefeld, Bielefeld, Germany – Professor Visitante Especial, pelo CNPq desde 2014 (Special visiting researcher – Fellowship in Brazil – Science Without Borders Program – Project MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs), junto aos PPG em Ciências Médicas e Serviço de Neurologia do HU-UFSC.

Prof. Dr. Hans J. Markowitsch (University of Bielefeld – Germany), Pesquisador Visitante Especial (PVE – Programa Ciências Sem Fronteiras – Processo CNPq 406929/2013-0) ministrando disciplina no PPGCM em 2016.

É neuropsicólogo, com linha de pesquisa em “neural and psychic bases of memory and memory disorders in all variants, consciousness, emotion and credibility of witnesses”. Com mais de 350 publicações internacionais, incluindo revistas de alto impacto como Nature, Brain, Lancet, totalizou mais de 15 mil citações e “H” index de 56. Durante sua visita, além de ministrar palestras e aulas-magna no PPGCM como “How to write a paper?”, no qual compartilhou sua extensa experiência como editor de revistas científicas de alto impacto internacional com o corpo discente do PPGCM, durante o período de sua estadia, também orientou e co-orientou diversos projetos de pesquisa dos seus alunos do PPGCM.


Prof. Alexandra Susana Latini é Professora-Visitante na Harvard Medical School (USA) desde 2015

Alexandra Latini, PhD | Boston Children's Hospital

2015

 

 

Prof. Alexandra Susana Latini: desde 2015 é professor visitante na Harvard Medical School (USA) – Clifford Woolf’s Lab at Boston Children’s Hospital, Harvard Medical School (https://www.childrenshospital.org/Research/Labs/woolf-laboratory/people/visiting-scientists/alexandra- latini-phd )


Outras informações sobre oportunidades de internacionalização da UFSC em: Secretaria de Relações Internacionais (SINTER)

A SINTER é órgão executivo integrante da administração central da UFSC, diretamente vinculado ao Gabinete da Reitoria (GR), com competências dispostas no Capítulo IV, Seção II, art. 26 da Resolução Normativa nº 28/CUn, de 28 de novembro de 2012, que tem por objetivos primordiais promover a interação com organismos e instituições internacionais de ensino superior, pesquisa, inovação tecnológica e conservatórios artísticos; apoiar e implementar acordos de cooperação técnica, científica e cultural; bem como viabilizar o intercâmbio de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

Visa também atender a Universidade no desempenho de suas atividades que envolvam organismos internacionais em assuntos de natureza acadêmica, administrativa, e, quando necessário, na área financeira.

A política de internacionalização da UFSC visa promover a excelência científica e tecnológica do país e proporcionar solidariedade entre os povos. As ações de internacionalização são articuladas com os objetivos do ensino de graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, elevando a qualidade acadêmica da Instituição.