Auxílio a eventos – Alunos

Os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos regularmente matriculados no Programa podem solicitar auxílio financeiro para participação em eventos.

ATENÇÃO: O recurso para reembolso de despesas pode ser proveniente da PROPG e/ou do PPGCM.  O aluno pode realizar uma solicitação por ano, sendo necessário que o evento tenha ocorrido no mesmo ano. Após aprovação, o pagamento ocorrerá até o final do ano corrente.

Despesas reembolsáveis:

  • Taxa de inscrição;
  • Transporte;
  • Hospedagem;
  • Alimentação.

Despesas que NÃO serão aceitas e reembolsáveis:

  • Combustível, estacionamento e aluguel de veículos;
  • Anuidade;
  • Bebida alcoólica e guloseimas (sorvete, chocolate e assemelhados);
  • Impressão de banners e similares.

Para solicitar auxilio, o aluno deve ter apresentado trabalho em evento acadêmico. A solicitação de reembolso ocorre em dois momentos, considerando as duas fontes de recurso:

1º Passo – Solicitação à PROPG:

Para a solicitação de auxílio financeiro, o estudante deverá preencher eletronicamente o formulário disponível em https://auxilioprpg.sistemas.ufsc.br/ até o 1º dia do mês anterior ao mês do evento (por exemplo: o mês do evento é em março, o pedido deve ser protocolado até 01 de fevereiro). Diretrizes para Distribuição dos Recursos PROAP/PROPG.

* Os alunos de pós-doutorado devem ignorar este 1º passo, seguindo diretamente para o 2º passo.

2º Passo- Solicitação ao PPGCM:

Os auxílios são pagos mediante reembolso das despesas realizadas durante o evento com alimentação, hospedagem, transporte e taxa de inscrição.

O aluno deve preencher o formulário: Formulário – Autorização de Reembolso Discente.
Anexar ao formulário a documentação comprobatória das despesas e entregá-lo na secretaria do PPGCM.
A entrega dos documentos deve acontecer somente após a realização do evento.
Atenção: todos os documentos devem estar em tamanho A4. Notas fiscais de supermercado devem ser coladas em uma folha A4.

Documentos exigidos para reembolso:

  • Formulário (deve ser o primeiro documento);
  • Folder do evento;
  • Certificados de participação no evento e de apresentação de trabalho;
  • Comprovantes de despesas com alimentação, hospedagem, transporte e taxa de inscrição.

*A assinatura no formulário é realizada pela coordenação após a verificação dos comprovantes. Encaminhe o documento em arquivo editável (word).

LISTA DE COMPROVANTES ACEITOS

Transporte

  • Canhoto de passagens rodoviárias;
  • Passagens aéreas: bilhetes de embarque com comprovante dos valores pagos (nota fiscal ou e-mail de confirmação da reserva com valores);
  • Recibos de táxis ou uber;
  • Comprovante de aquisição de passagens de transporte coletivo;
  • NÃO serão aceitas despesas com combustível, estacionamento e aluguel de veículos.

Hospedagem

  • Nota fiscal de hotéis, pousadas e assemelhados;
  • Recibo de hospedagem com CNPJ e assinatura do responsável;
  • Recibos de pagamento de sites de reservas de hotéis (só serão aceitos comprovantes de reservas pagas).

Alimentação

  • Nota fiscal ou cupom fiscal de restaurantes, lanchonetes e assemelhados;
  • Nota fiscal de supermercados (as despesas deverão ser compatíveis com a quantidade de consumo de alimento para o aluno);
  • NÃO serão aceitas despesas com bebida alcoólica e guloseimas (sorvete, chocolate e assemelhados).

Taxa de inscrição

  • Comprovante de pagamento da taxa (boleto pago ou recibo de pagamento);
  • Para eventos internacionais: fatura do cartão de crédito em nome do aluno onde mostre o valor pago com taxa de câmbio utilizada.

ATENÇÃO: Recibo de maquina de cartão, print de extratos bancários ou print de faturas de cartão não são comprovantes ficais. O comprovante fiscal deve ter informações como CNPJ da empresa, data da compra, descrição do item adquirido e valor total.

Solicite ao estabelecimento a nota fiscal para que a descrição da despesa possa ser verificada.