Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas em nível de Doutorado foi concebido para médicos e outros profissionais da área da saúde que desejam se envolver com a produção de pesquisa clínica ou experimental e com o ensino de sua área respectiva. Para atingir esta finalidade este programa tem como espinha dorsal o estímulo ao aprendizado autodirigido, estando estrategicamente fundamentado em dois pilares: 1) o exercício da leitura crítica da informação e, 2) o domínio do método científico.
Objetivos
- Formar pesquisadores independentes e aptos a realizar pesquisas inovadoras que avancem o conhecimento científico na área de Ciências Médicas.
- Desenvolver uma consciência crítica sobre pesquisa em Ciência Médicas em seu campo teórico, métodos, aplicabilidade e limitações.
Perfil do profissional a ser formado
Ao completar o curso o doutorando deverá demonstrar possuir habilidades que o caracterizem como um pesquisador independente e consciente das complexidades da prática da pesquisa no campo das Ciências Médicas percebendo com clareza que isto envolve ética, integridade, análise crítica, habilidade para comunicação, compreensão dos sistemas de saúde e colaboração interprofissional.
Grau de Doutor
A aprovação final do aluno depende do atendimento às seguintes condições:
- Estar matriculado no por 2 anos (mínimo) ou até 5 anos (máximo);
- Aprovação em exame de qualificação;
- Ter comprovado a proficiência em duas línguas estrangeiras (sendo uma delas a língua inglesa), conforme regimento do Programa;
- Cumprimento do número mínimo de créditos de disciplinas conforme regimento do Programa;
- Comprovação de submissão de dois artigos relacionados à sua pesquisa (sendo ambos preferencialmente B1 ou acima);
- Defesa da tese em sessão pública perante uma banca examinadora, com aprovação.
Para mais informações, consultar o regimento do Programa em https://ppgcm.ufsc.br/regimentos-e-legislacao/