Egressos

Egressos do PPGCM

O objetivo e missão do PPGCM consiste na formação de recursos humanos com alto nível de comprometimento com a sociedade e com a geração e disseminação do conhecimento em Ciências Médicas e áreas afins. Objetiva-se que o egresso do PPGCM possua capacidade científica e competência pedagógica para a atuação em docência e pesquisa na área de Ciências Médicas e também em empresas que necessitem de conhecimentos afins. Para o curso de Doutorado espera-se ainda a formação de profissionais capazes de executar pesquisa científica e tecnológica de forma inovadora e independente, formando grupos de pesquisas para atender as necessidades regionais e nacionais. Além disso, o percurso formativo dos egressos do PPGCM valoriza a formação de um profissional altamente qualificado com atuação e compromisso social, ambiental e ético.

Mural de destaques

PROF. GUILHERME LOUREIRO FIALHO EM PÓS-DOUTORADO NA HARVARD MEDICAL SCHOOL

O Dr. Guilherme Loureiro Fialho, egresso do programa e atualmente Jovem Docente Permanente do PPGCM, encontra-se em Harvard Medical School com Bolsa de Pós-Doutorado do CNPq desde 01 de agosto de 2022. Na foto abaixo, Dr. Guilherme encontra-se com Dr. André Ávila, Diretor do Serviço de Eletrofisiologia Cardíaca do Beth Israel Deaconess Medical Center.

PUBLICAÇÃO EM COLABORAÇÃO NACIONAL

Egresso do programa e atualmente Jovem Docente Permanente do PPGCM, o Prof. Marcelo Fernando Ronsoni foi organizador e responsável por 5 capítulos do livro intitulado “Endocrinologia feminina, andrologia e transgeneridade” e que foi lançado durante o CBEM 2022 – 35 Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – 3 a 7 de setembro de 2022, São Paulo, Brasil.

PRÊMIO INTERNACIONAL – ILAE COVID-19 AND EPILEPSY RESEARCH AWARD 2021

A pós-doutoranda e egressa do Mestrado e Doutorado do PPGCM, Mariana dos Santos Lunardi, conquistou o prêmio internacional “ILAE COVID-19 and Epilepsy Research Award” do ano de 2021, concedido pela International League Against Epilepsy, órgão máximo da epileptologia mundial, para a melhor pesquisa científica realizada durante a pandemia de COVID-19, publicada sobre o tema COVID-19 e epilepsia. O artigo premiado, na íntegra, desenvolvido durante a pandemia na #UFSC, em colaboração com a #USP, pode ser encontrado em: https://www.epilepsybehavior.com/article/S1525-5050(21)00438-8/fulltext

PUBLICAÇÃO EM COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

Egresso do PPGCM, Prof. Dr. Fernando Cini. Freitas, publicou artigo na revista Brain Communications da Oxford Academic Press em colaboração com a Harvard Medical School (USA), Salk Institute (USA) e IMBA (Áustria). Além da colaboração internacional, o artigo teve a colaboração de cursos de graduação e outros Programas de Pós-graduação da UFSC  (Araranguá/Florianópolis e PPG-BQA) e contou com a participação dos docentes do PPGCM: Prof. Alexandra Susana Latini e Prof. Roger Walz.

O artigo intitulado “Impaired dopamine metabolism is linked to fatigability in mice and fatigue in Parkinson’s disease patients” está disponível na íntegra em: https://doi.org/10.1093/braincomms/fcab116

DIA NACIONAL DE CONTROLE DA ASMA

“O dia 21 de junho marca o início do inverno no Brasil e, também, reforça os cuidados com uma importante doença crônica: a asma. A data, definida pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Controle da Asma, é oportunidade para esclarecer sobre o tema, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, conforme lembra a chefe da Unidade do Sistema Respiratório do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), e egressa do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM), a pneumologista Elaine Cristina Caon de Souza Bulsing”.

Pneumologista do HU-UFSC alerta para necessidade de manter cuidados para evitar contaminação — Ebserh

EGRESSO E ATUAL PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA DA UFSC PARTICIPA DE IMPORTANTE ESTUDO GLOBAL SOBRE CIRURGIA E A PANDEMIA DA COVID-19

Dr. Humberto Fenner Lyra Júnior , Proctologista em Florianópolis | CatalogoMed

O Professor Humberto Fenner Lyra Júnior do Serviço de Coloproctologia participa como pesquisador responsável da UFSC no estudo colaborativo internacional denominado SURG-WEEK, que é um braço do grupo de pesquisa Global & COVID Surg coordenado pela Universidade de Birmingham – Inglaterra.

Trata-se de uma pesquisa de coorte multicêntrica internacional cujo objetivo é determinar o timing ideal para procedimentos cirúrgicos após infecção por SARS-CoV-2.

SURG-Week é considerado o maior estudo colaborativo internacional jamais conduzido com mais 15000 participantes. São mais de 100 mil pacientes, em 111 países, sendo um grande avanço para pesquisa internacional cirúrgica colaborativa. Resultados estão no blog da revista British Journal of Surgery.

PRÊMIO 2020 YOUNG INVESTIGATOR

Dr. Alexandre Paim Diaz recebeu o prestigiado prêmio “2020 Young Investigator” da “Brain & Behavior Research Foundation (EUA)” sendo agraciado na categoria “Next-Generation Therapies” (Terapias da próxima geração, livre tradução), ver notícia em: https://www.abp.org.br/post/associado-abp-young-investigation-premio.

Associado da ABP recebe prêmio 202 Young Investigator da Brain & Behavior Research Foundation

Dr. Alexandre Paim Diaz (DOUTORADO titulado em 2013), prosseguiu seus estudos como “Post-doctorate at Columbia University College of Physicians and Surgeons, CUMC, U.S.A.” e atualmente é “Postdoctoral Research Fellow at The University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth) – Department of Louis A. Faillace MD Department of Psychiatry and Behavioral Sciences” (Agosto/2019 – presente).

.