Estudo pioneiro do PPGCM ajuda a compreender transtornos psiquiátricos de ansiedade e medo

19/08/2021 14:08

Um estudo pioneiro publicado por pesquisadores do PPGCM/CCS/UFSC no periódico internacional Molecular Psychiatry, do grupo Nature, pode ajudar na compreensão da neurobiologia dos transtornos psiquiátricos que envolvem ansiedade e medo.

O estudo foi realizado pelo grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Roger Walz, foi desenvolvido no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Neurociências e Ciências Médicas, Departamentos de Bioquímica e Farmacologia, Laboratório de Estudos em Biologia da UFSC (LAMEB), Centro de Epilepsia da Santa Catarina HU/UFSC, Serviço de Neurologia e Psiquiatria do Hospital Universitário (HU/UFSC) e Unidade de Neurocirurgia do Hospital Governador Celso Ramos com apoio PRONEX / FAPESC-CNPq-MS e financiamento internacional da FAPESC-CONFAP / The UK Academies. O artigo é assinado por 14 cientistas, sendo a primeira autora Cristiane Ribeiro de Carvalho, que atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. Além de Cristiane Ribeiro de Carvalho, o artigo teve a colaboração dos pós-graduandos Mark W. Lopes, Leandra C. Constantino, Alexandre A. Hoeller e Hiago M. de Melo; dos professores Alexandra Latini e Dr. Rodrigo Bainy Leal, Rui Daniel Prediger, Marcelo Neves Linhares, Katia Lin e do psiquiatra Ricardo Guarnieri. Também é assinado por professores de universidade estrangeiras: Zuner Assis Bortolotto (University of Bristol, Reino Unido) e Julio Licinio (State University of New York Upstate Medical University em Syracuse, EUA).

O artigo completo pode ser acessado aqui.

Mais informações, leia a reportagem na íntegra abaixo:

Estudo pioneiro da UFSC ajuda a compreender transtornos psiquiátricos de ansiedade e medo